Apesar da movimentação ainda ser fraca, já é possível ver o movimento de pessoas a favor e contra o impeachment pelas ruas de Santa Maria. Na Praça Saldanha Marinho, onde se concentram os manifestantes favoráveis ao afastamento de Dilma da Presidência da República, cerca de 15 pessoas faziam a vigília, por volta do meio-dia.
AO VIVO: acompanhe a votação que pode autorizar processo de impeachment contra Dilma
De acordo com integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL) Santa Maria, que organiza o evento, o número maior de participantes é esperado para as 16h, quando tem início a votação na Câmara dos Deputados. Um telão foi instalado no local para os manifestantes acompanharem a votação. Conforme um dos organizadores, um grupo de cerca de 40 pessoas passou a noite se revezando na vigília no local.
Já os manifestantes pró-governo estão concentrados no Largo da Locomotiva, na Avenida Presidente Vargas. O Acampamento Democrático, assim chamado pelos organizadores, está montado desde a tarde de sábado. Por volta do meio-dia deste domingo, cerca de 40 pessoas estavam no local, que tem na programação a previsão de mateada e sarau.
As atividades são realizadas por coletivos e organizações ligadas à Frente Brasil Popular, como Levante Popular da Juventude, Movimento Nacional da Luta Pela Moradia (MNLM), Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), Avante Brasil, Diretório Central dos Estudantes da UFSM (DCE), partidos políticos e movimentos sindicais, totalizando 17 grupos.
Conforme um dos organizadores, Eloiz Guimarães, coordenador executivo da Central Única dos Trabalhadores (CUT), um grupo de 40 pessoas passou a noite no local. Além disso, um ônibus com cerca de 40 pessoas vindas de Tupanciretã chegou ao Largo da Locomotiva no início da tarde deste domingo, por volta das 13h. Outro grupo de São Gabriel é esperado.
O som já foi instalado, e os manifestantes acompanham a sessão na Câmara pela internet.
"